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Ecovias intensifica revitalização do pavimento na serra da rodovia Anchieta em setembro

Publicado em 05 de set de 2024 às 10:30

Serviços serão executados no período noturno, durante a semana, e no período diurno por três sábados ao longo do mês

 

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São Bernardo do Campo, 05 de setembro de 2024 – A Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), dá continuidade em setembro a etapa crucial das obras de revitalização do pavimento no trecho de serra da Via Anchieta. Este trabalho, que ocorre a cada cinco anos, é fundamental para garantir a segurança e a durabilidade da rodovia, especialmente em uma área que recebe grande volume de veículos pesados.

 

Até o momento, 40% dos 14 km programados para a revitalização já foram concluídos. Os serviços começaram em março e se estendem até novembro, abrangendo tanto os sentidos Norte quanto Sul da Anchieta, além de trechos das rodovias dos Imigrantes e Padre Manoel da Nóbrega. Para minimizar o impacto no trajeto dos usuários, as obras na pista Sul serão realizadas no período noturno, de 3 a 30 de setembro, com bloqueios totais entre os kms 40 e 55, de segunda a quinta-feira, das 20h às 5h.

 

Adicionalmente, a pista Norte passará por obras diurnas, nos dias 14, 21 e 28 de setembro (sábados), das 9h às 18h, com interdição total do km 55 ao km 40. Esses trabalhos diurnos são necessários para garantir a segurança dos operários, que atuarão principalmente em áreas fora da pista.

 

Estão programadas ainda a aplicação de asfalto borracha, manutenção de viadutos e túneis, revitalização da sinalização, recuperação do pavimento rígido, pintura, monitoramento de encostas e poda de vegetação. Essas obras são essenciais para manter a qualidade e a segurança das rodovias do SAI, especialmente na serra, uma área com alto volume de veículos comerciais. Os horários e datas das obras podem ser ajustados conforme as condições de tráfego e clima, ou em caso de imprevistos no SAI.

 

“Esses serviços, além de serem importantes para manter a qualidade, segurança e o conforto dos usuários nas rodovias do SAI, recebem atenção redobrada na serra, por concentrar um alto volume de tráfego de veículos comerciais pesados, como carretas e caminhões, em direção à Baixada Santista”, afirma Fernanda Meireles, gerente de engenharia da Ecovias.

 

Revitalização Profunda

Até novembro, o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) passará por uma recuperação profunda do pavimento, realizada em intervalos de aproximadamente cinco anos. Este processo é mais detalhado e complexo do que as manutenções regulares semanais, incluindo, em alguns trechos, a substituição completa do pavimento asfáltico, desde a base. Até o momento, foram utilizadas 10 mil toneladas de asfalto borracha, garantindo a durabilidade e a segurança das rodovias. Devido à sua complexidade, a conclusão dessas obras exige um período prolongado e bloqueios mais extensos.

 

Um diferencial importante desses trabalhos é o uso de técnicas de engenharia sustentáveis. As camadas de base, por exemplo, reutilizam o fresado — material derivado do pavimento em fim de vida útil —, promovendo o reaproveitamento de resíduos que, de outra forma, resultariam em um significativo passivo ambiental.

 

Operações Especiais

Durante o bloqueio da pista Norte da Via Anchieta no trecho de serra para as obras, o SAI operará em configuração 5x3. Nesse esquema, a descida será realizada pela pista Sul da Via Anchieta ou pela pista Sul da Rodovia dos Imigrantes, enquanto a subida será feita exclusivamente pela pista Norte da Imigrantes.

 

Quando a pista Sul da Via Anchieta estiver bloqueada, o tráfego de ônibus e caminhões, que obrigatoriamente utilizam essa via para descer a serra, será redirecionado para a pista Norte da rodovia, que terá sua direção invertida para permitir a descida. Nesta configuração, conhecida como Operação 5x3, a descida para o litoral ocorre pela pista Norte da Anchieta e pela pista Sul da Imigrantes, enquanto a subida é realizada pela pista Norte da Rodovia dos Imigrantes.

 

Essas operações contarão com o apoio do policiamento rodoviário, e os trechos em obras estarão devidamente sinalizados, conforme as normas vigentes. Avisos serão exibidos nos painéis de mensagens variáveis, placas operacionais ao longo das rodovias e banners informativos em passarelas no trecho de serra, destacando os dias e horários dos bloqueios.

 

Canais de Comunicação

Os canais de comunicação da concessionária também informarão os bloqueios e operações vigentes. A Ecovias aconselha que os usuários programem sua viagem com antecedência e verifiquem as condições de tráfego antes de saírem de casa pelo site www.ecovias.com.br, pelo ‘X’ (antigo Twitter) @_ecovias, ou pelo WhatsApp 0800 019 7878, que também é o telefone de emergência.

 

Sobre a Ecovias

Responsável pela manutenção da principal ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista — o Sistema Anchieta-Imigrantes —, a Ecovias dos Imigrantes integra o Grupo EcoRodovias e faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, sob fiscalização da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

 

Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. Controlada pelo Grupo ASTM, atualmente administra 11 concessões de rodovias que somam 4,7 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A companhia está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável, a EcoRodovias mantém metas para alcançar novos patamares em reduções nas emissões de CO2, segurança, diversidade, equidade e inclusão. Como resultado de suas práticas, a empresa integra importantes carteiras da B3 relacionadas a práticas ESG, tais como índices de Sustentabilidade, Diversidade e Governança. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.